segunda-feira, 4 de maio de 2009

Norte de Portugal - também é a minha terra !


Meus amigos conhecem o meu lado italiano, mas poucos sabem do meu 25% português de Santo Tirso!!!

Santo Tirso é uma gracinha de cidade que fica na região Norte de Portugal, acima do Porto, onde se inicia a nossa jornada.
Porto é a mais imponente cidade do norte do país e, por isso, mereceu, da Unesco, a classificação de Patrimônio Cultural da Humanidade. As origens do centro da cidade datam da Idade do Bronze, aproximadamente do sec VIII AC. Durante a ocupação romana, Porto controlava uma importante rede viária entre Lisboa e Braga.A cidade já foi denominada de Cale e, depois, de Portucale, de onde derivou o nome Portugal.Quem passeia pelo Porto não deixa de notar os sinais da riqueza que tomou conta da cidade a partir do sec XV DC, impulsionada pelo comércio de mercadorias das terras anexadas por Portugal. Do Brasil, chegaram ouro e madeiras exóticas para enfeitar as igrejas locais.
O bairros da Catedral e Ribeira valem uma visita. No bairro Catedral visite a Sé e a Igreja de Santa Clara. Muito próximo dali está a Estação São Bento que foi inaugurada em 1916 no lugar de um antigo convento. Saindo de lá, passe na Rua das Flores onde, por trás das fachadas tradicionais estão os melhores joalheiros da cidade.Na Ribeira vale ir para almoçar ou jantar em um dos deliciosos restaurantes do Cais da Ribeira. Bacalhau sempre é a pedida certa!!!
Um outro grande charme do Porto são às caves de Vila Nova de Gaia, onde são fabricadas diversas marcas do delicioso vinho do Porto. Faça uma visita guiada, vale nem que seja pela degustação !!!!!
Onde ficar: Não é tão fácil achar hoteis no Porto que conjugem boa localização, ambiente agradável e preço razoável. O Porto Sheraton é uma opção.
Quanto tempo ficar: Duas noites são ideais para conhecer a cidade. Saindo de lá, siga mais ao Norte para Braga (56km), mas não sem antes passar por Santo Tirso.....
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Estou adorando ler o Blog, dá vontade de mergulhar nestas aventuras.
    Só é difícil colocar comentários.
    Beijos
    Monica

    ResponderExcluir