segunda-feira, 18 de maio de 2009

Roma em 4 dias






Hoje estou pagando uma dívida com a Su.
Alguém mais se interessa por um roteirinho básico por Roma em 4 dias ???
Dia 1:
Vá até a Piazza di Spagna. 
Dependendo da hora, o Mc Donald's próximo à Piazza pode salvar !!!!! Passeie pelos arredores e siga pela Via Condotti (chiquérrima !!!) e depois pela Via del Corso até a Piazza del Popolo. Para mudar o caminho da volta, uma opção um pouco fora do comum é pegar a Via di Ripetta e passar pelo Mausoleo di Augusto. Pela Via del Corso siga até a Via delle Muratte, entre na rua e se prepare para ver uma das maravilhas do mundo !!!   La Fontana !!!! Chegando na Fontana di Trevi, compre um delicioso gelato e torça para encontrar um lugarzinho nas escadarias para ficar apreciando o fim da tarde!

Dia 2: 
Pegue o metro e desça na estação Coliseo. 
No Coliseo, vale comprar a entrada que dá direito ao Coliseo, Forum Romano e Palatino. Passeie sem pressa. O gostoso é descobrir vestigios do passado "esquecidos" em um cantinho do Forum ou em uma galeria do Coliseo. 
Esse é um lugar meio ruim para encontrar bons restaurantes …… portanto, assim que encontrar algo razoavelmente interessante, vale parar. Outra opção é seguir até o Altare della Patria (ou Monumento Vittorio Emanuelle) e subir até o topo. Além da linda vista da cidade, você encontrará um bistro bem charmozinho para comer, beber um bom vinho branco e descansar. 
Depois do almoço, siga para o passeio no Palatino (a colina logo acima do Forum Romano).
Dia 3:
Desça no metro estação Cipro - Musei Vaticani. 
Caminhe até a Basilica San Pietro e avalie a fila para entrar. Se estiver menor do que a do Musei Vaticani, opte por ela. Na Basilica, vale subir a escadaria até o topo do domus da igreja. A vista da cidade é linda, mas admirar o mosaico do teto da Basílica bem de pertinho, é incrível !!! Outra visita imperdível e indescritivelmente emocionante é o tumulo do Papa João Paulo II. Lá você encontrará uma paz e uma energia tão forte ...... é arrepiante de tão lindo!
Siga depois até o Museu do Vaticano para conhecer o seu acervo lindíssimo (a sala dos Mapas é incrível!!!) e a tão falada Capela Sistina, que, é realmente um espetáculo!!!! (Atenção, o Museu fecha aos domingos. Nos outros dias a entrada é permitida de 9:00 as 16:00).
Dependendo da hora, você pode ir ao Trastevere para almoçar em maravilhosas cantinas típicas ou, então, seguir a pé até o Castel Sant`Angelo (não vale entrar …), atravesse a ponte e siga para a Piazza Navona pela Via dei Coronari.
A Piazza Navona é uma das mais lindas de Roma !!! Lá está a Embaixada Brasileira e diversos restaurantes deliciosos!! Vale parar para um merecido descanso e mais uma tacinha de vinho (branco se o dia estiver ensolarado!!!!).
Dia 4:
A Basilica di San Giovanni in Laterano foi residência oficial do Papa até 1309 e local de coroação dos Papas até 1870. É lá que começa o nosso dia.
Muito próximo dali (na via Querceti) está a igreja San Clemente, que foi construída em cima de outros dois tempos: No nível da rua está a igreja do século 12, no subsolo está a igreja do século 4 e um nível mais abaixo está o templo de Mitrra da época dos romanos !!! Chega-se até ela pela via di San Giovanni in Laterano.
Depois siga a pé até o Circo Massimo (local das corridas de Biga) e depois caminhe até a igreja Santa Maria in Cosmedin para ver a Bocca della Veritá. (Piazza della bocca della veritá, 18). A Boca da Verdade (criada antes do sec IV) fica na entrada da igreja. Alí se testava a fidelidade das esposas que, se não fossem sinceras, tinham suas mãos decepadas pela Boca!
Onde ficar em Roma:
  • Hotel Garda  - Via Lombardia 30
  • Jolly Hotel – Vittorio Venetto, Corso Italia, 1
  
Restaurante:
  • Marcello Ristorante Osteria - Via Aurora, 37 (tel. 481 9467)
Muito próximo a Via Venetto. Você não pode deixar de pedir o presunto de parma com muzzarella de bufala de entrada ! Perfeito!  Um conselho: sente dentro do restaurante.
  • Ambasciata D’Abruzzo - via Pietro Tacchini 26  (tel: 8078256).
No estilo rodizio, esse é um restaurante de comidas típicas italianas. Diversos tipos de salames e presuntos, massas variadas. É muito bom !!!! 

8 comentários:

  1. Bacana Mari.. sempre acompanho o seu blog mais nunca comentei nada.... to querendo fazer uma trip para a Europa o ano que vem.... seu roteiro ira ajudar muito pois nao terei muito tempo.
    Valeu
    Fe (Primo - Australia)

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    Essa sua vocação pra fazer roteiros é surpreendente.Dá vontade de pegar o passaporte, arrumar as malas e sair por aí desfrutando dessas belezas tão sedutoramente descritas por vc.bjuz graça

    ResponderExcluir
  3. Mari

    o roteiro básico está ótimo.

    Só acho que Santo Inacio ficou triste porque vc não se lembrou da Chiesa del Gesú !

    Deu vontade de arrumar mala mesmo...

    candida

    ResponderExcluir
  4. Beleza. Podes fornecer os nomes dos restaurantes e bistros?
    vale a propaganda grátis.

    ResponderExcluir
  5. legal mara, adorei o seu roteiro. tem um lugar pra almoçar que encaixa bem no 1° dia. na mesma praça do mausoleo di augusto fica o ristorante e pizzeria 'gusto, piazza augusto imperatore 9. buffet com a maravilhosa comida italiana, pouquíssimos turistas e precinho de 9 euros. e do lado o emporio libreria negozio di vini. bjs tera

    ResponderExcluir
  6. Nossssssssa!!!!!!!
    Que delícia.Como é bom viajar.
    Candida , passe o endereço daquele restaurnte próximo do hotel que eu e Marco ficamos, você que nos deu o endereço ( hotel e restaurante) , era muito bom, Mari pode por como dica de alimentação.

    Gostei das sequencias de fotos da dupla.
    Beijos

    Mônica

    ResponderExcluir
  7. Gente o restaurante que a Monica falou é Ambasciatta d`Abruzzo e o Hotel é o Rivoli.
    O restaurante é ótimo mesmo, alem de ser divertido e dar taquicardia em alguns...
    candida

    ResponderExcluir
  8. Mari,
    Muito obrigada pelo roteiro!!! Seguimos tudo a risca e a viagem foi maravilhosa!! Cada pedacinho de Roma tem história e é incrível!
    Uma sorveteria que também pode entrar no roteiro é a San Crispino, bem próxima ao Pantheon (Via della Panetteria, 42). Foi o melhor sorvete de pistache que já comi!
    Beijos,
    Su

    ResponderExcluir