terça-feira, 2 de setembro de 2008

Um país de muitos deuses

Na Índia, a religião mais seguida é o hinduísmo (considerada a religião mais antiga do mundo). O culto a vários deuses é uma de suas características mais marcantes, mas três deles são os considerados os mais importantes:

  • Brahma que representa a criação. Símbolo da sabedoria, protagonizou a criação do universo e depois entrou em meditação;
  • Vishnu que representa a manutenção. Enfrentou demônios para preservar o que há de positivo no universo. Teve 22 encarnações, entre elas Rama, Krishna e Buda.
  • Shiva que representa a destruição do universo. É o mais poderoso dos deuses e denota força, potência, justiça e moral.
Os hindus acreditam que a vida seja cíclica (a pessoa nasce, morre, nasce de novo e por aí segue o cliclo da vida). A trajetória desses nascimentos e mortes depende do “karma”. O hindu acredita que se agir de maneira exemplar durante sua vida, reencarnará em uma casta superior. O "moshka", almejado por todos os hindus, é a libertação desse ciclo, o momento em que aquela "alma" encerrará sua rotina de encarnações e reencarnações.
Cada povo tem sua crença e essa é a da maioria dos indianos!
A foto acima é de uma imagem de Shiva em Osho.

Um comentário:

  1. oi mara, adorei o postado.
    estamos aqui vendo mtas imagens, templos e festas mas ainda fazendo um pouco de confusao com as divindades e o seu e-mail foi mto esclarecedor e terminou com algumas discussoes calorosas, pra variar vimos q o marco tinha razao. obrigada. bjs. tera

    ResponderExcluir