sábado, 12 de setembro de 2009

Muito além de uma Octoberfest


Situada ao pé dos Alpes europeus, no Sul da Alemanha, Munique é a terceira maior cidade do país, com mais de 1,3 milhão de habitantes. Cortada pelo Rio Isar, saiu da Segunda Guerra Mundial com 45% de seus prédios destruídos. O resultado disso ? Munique foi totalmente reconstruída e hoje parece uma cidade de brinquedo com várias casinhas de boneca !!! Pixação e lixo nas ruas não existe. Você só verá flores na janela em todas as casas e edifícios comerciais. Munique é linda !!!!

Há vários passeios interessantes a se fazer. Para os amantes da natureza, nada como começar o dia com um belo passeio pelo Englisher Garten (Jardim Inglês) – um dos maiores parques urbanos do mundo e ocupa quase um terço da área urbana da cidade! Depois de uma caminhada pela manhã, não deixe escapar o Biergarten (“jardim de cerveja” numa tradução literal) que fica no meio do parque. Durante o final de semanal o local é super animado!

Outra opção também é começar o dia pelo centro da cidade, mais precisamente na Marienplatz. Todos os dias, pontualmente às 11:00, 12:00, 17:00 e 21:00 toca o carrilhão do relógio da Prefeitura Nova (Neue Rathaus).


Bonecos representam cenas do casamento do duque Wilhelm V, ocorrido em 1568, e a dança que comemora o fim da peste negra em 1517. É incrível pensar que turistas e alemães lotam a praça há mais de 4 séculos para cumprir o mesmo ritual !!!! E com toda a tecnologia que há no mundo, até hoje as pessoas se encantam com os graciosos bonecos dançando e vibram quando o cavalo bavarês vence a batalha representada!!!!  Lindo !!!! Depois do relógio, vale subir de elevador ao 13º andar da Prefeitura e ver a bela vista da cidade.
O prédio da Prefeitura Antiga (Alte Rathaus) completa as atrações da praça. Reconstruído em 1975, o prédio antigo abriga o Museu dos Brinquedos, onde o grande destaque é a coleção de soldadinhos feitos com balas de chumbo da Primeira Guerra Mundial.

Saindo da Marienplatz, seguindo pela Kaufingerstrasse, dobre à direita para conhecer a Catedral de Nossa Senhora (Frauenkirche), em estilo gótico tardio e um dos principais cartões-postais da cidade. Suas torres arredondadas em tijolo aparente são avistadas a alguns quilômetros de distancia. Na entrada, uma pegada de cor preta aguça a imaginação dos supersticiosos. Dizem que foi feita pelo Diabo, com quem o arquiteto Erg von Halspach teria feito um pacto.

Para os homens, amantes de carros, Munique também é incrível. Só lá você é capaz de andar na rua e ver uma Ferrari estacionada na calçada ao lado de uma Lamborghini e um Austin !  Porche ? Ah, isso é quase um carro popular para a classe média altíssima de Munique....... 
Se você realmente curte carros, não deixe de visitar o Museu BMW, próximo ao Estádio Olímpico (Olympiapark) famoso pela sua arquitetura ainda muito moderna e pelos incidentes com atletas nos jogos de 1972.



4 comentários:

  1. Como não podia deixar de ser , já compareci .....

    Munch é mesmo encantadora , com sol ou chuva de granizo , calor ou nevasca....

    Já experimentamos tudo .

    ResponderExcluir
  2. Mari: adoro sua narração...parece que estou lá, passeando e vendo estas coisaqs lindas que vc descreve..continue assim..
    bjos Bita

    ResponderExcluir
  3. Mari e Marco,

    Assino embaixo,Munique é uma cidade encantadora.
    Além do mais, temos laços afetivos e familiares nos unindo a ela,não é, Mariana?
    bjuz
    graça

    ResponderExcluir
  4. mara, adorei a sua descrição de munique e as lindas fotos. gostamos muito desta cidade festeira com tantos feriados católicos e 80 biergarten. bjs te

    ResponderExcluir