quinta-feira, 30 de abril de 2009

Visitando nossos patrícios!


Eu já falei um pouquinho de Lisboa, mas ainda não comentei sobre Portugal – um país surpreendente!
A fama simpática dos brasileiros vem da mistura de raças e culturas, mas é inegável que os nossos queridos ancestrais portugueses têm forte influência. O povo é muito sorridente e extremamente simpático, ainda mais quando descobrem que você é brasileiro!!!!! Apaixonados por futebol, amantes do sotaque do nosso português e curiosíssimos sobre os costumes dessa terra tupiniquim que sentem ainda fazer parte de Portugal ..... os graciosos portugueses são muito bons de papo (assim como os nossos brasileiros do interior do país .....).
Quem ama história irá se encantar com Portugal, quem gosta de perder a hora conversando com o povo local vai se realizar e quem é bom glutão certamente irá se deliciar com as quinhentas e noventa mil formas de se elaborar um espetacular prato de bacalhau e com os maravilhosos doces, pastéis e toucinhos que te levarão aos céus!
Portugal é um país surpreendente. Quem for esperando casas no estilo da nossa Paraty e Ouro Preto irá se surpreender com os grandiosos castelos e fortalezas medievais. A história da descoberta do Brasil é tratada com a grandiosidade que merece. Somos citados em cada obelisco, em cada monumento que valoriza a era de ouro desse corajoso país.
A partir de hoje vou postar algumas dicas de roteiro por Portugal.
Boa viagem a todos !

terça-feira, 28 de abril de 2009

Praia do Rosa


Praia do Rosa também é destino certo para quem vai à Florianópolis. A Praia fica no município de Imbituba, mas para você chegar, deve seguir pela BR 101 sul e entrar no município de Garopaba.
A Praia é linda e tem  a maior infra para o turista: restaurante, bar, lojinhas ..... enfim, oferece tudo o que precisamos para um dia inteiro de lazer. 
Na saída da praia não deixe de passear por Garopaba. A cidade é uma graça e tem ótimas lojas para comprinhas .... A loja da Mormaii é bem interessante tanto para homens quanto para mulheres, mas além dela, você encontrar diversas outras opções. Aproveite !!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Guarda do Embaú


Quem for à Floripa não pode deixar de passar um dia em Guarda do Embaú, ou simplesmente Praia da Guarda. A praia fica no município de Palhoça, há 60km de Floripa. Pegue a BR 101 sentido sul.

Guarda é uma praia praticamente deserta (prepare-se e leve água e uns belisquetes). Para você chegar até ela, é preciso atravessar um rio (a pé ou de barquinho) e passar por pequenas e brancas dunas. Pelo seu mar agitado, é uma praia muito procurada para a prática do surf.

O único problema ainda está na falta de infraestrutura para o turista. Uma opção para o almoço pode ser uma das pousadas da região como a Zululand.

domingo, 26 de abril de 2009

A Floripa dos Manezinhos!


Na semana passada, a Larissa me pediu um roteiro para Floripa. É muito fácil escrever um roteiro para lá. A cidade é maravilhosa, meu sonho de consumo!!! Sou super fã.
Todas as vezes que fui à Floripa, fiquei hospedada no Hotel Saint Germain na Lagoa da Conceição. Essa foi uma dica da Gaby quando ainda morada em Florianópolis e eu fui passar um Carnaval por lá. A localização é ótima! A Lagoa tem um centrinho charmoso, cheio de barzinhos e restaurantes bonitinhos ... estilo Rua das Pedras em Búzios.
Algumas praias têm passagem obrigatória: Joaquina, Praia Brava e Praia Mole, mas o grande charme de Floripa está nas praias pouco turísticas: Morro das Pedras, Praia do Forte (pequenininha, isolada de tudo, mar calminho ..... vale subir até o Forte de São José da Ponta Grossa e admirar a linda vista para o continente. Outra boa dica também é pedir um delicioso filé de linguado com arroz, pirão e batatas no único restaurante pé na areia do local.) e por fim,  Santo Antonio de Lisboa (vale um bom passeio no bairro com suas casas coloniais e rendeiras vendendo artesanato de tradição portuguesa).
Em Pantano do Sul, fica um delicioso restaurante de frutos do mar. A tradição desse local está nos bilhetinhos que os clientes escrevem e prendem na parede. Dá um charme especial ao restaurante. Vá lá e deixe a sua marca!
Outra dica ótima de restaurante fica na Lagoa da Conceição: Ponta das Caranhas. Chegue lá no cair da tarde, o sol se põe atrás das dunas ... é lindo !!!! A muqueca de peixe é deliciosa, mas a especialidade da casa é o linguado recheado de camarão ao catupiry!!! Ah! Não deixe de pedir a caipirinha! Maravilhosa!!!!

sábado, 25 de abril de 2009

San Gimignano - hoteis


O melhor é ficar dentro dos muros da cidade. Só assim, no final do dia quando os turistas vão embora, você poderá sentir a verdadeira San Gimignano com suas senhorinhas vestidas de preto saindo da igreja e os senhores já bem alegrinhos de tanto vinho bebido durante o dia. O céu estrelado e infinito, você também só verá no silêncio da noite e com a cidade iluminada pela lua cheia .........
Por isso, o blog recomenda dois hoteis:
Antico Pozzo: super bem localizado, pequenininho e muuuuito charmoso! Ficamos nesse hotel na nossa lua de mel !!!!
Bel Soggiorno: é o hotel do restaurante recomendado no post anterior. A localização também é ótima!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

San Gimignano - o paraíso é aqui!


A minha inspiração de hoje vem de um amigo que acaba de voltar de sua viagem de lua de mel.
O paraíso chama-se San Gimignano, uma cidade medieval fundada em 998 DC, mas que tem sua origem em uma vila etrusca existente na região durante o período 200 - 300AC. Ela fica na região da Toscana, no norte da Itália, famosa por suas vinícolas que produzem deliciosos tintos. A grande pedida, inclusive, é entrar em uma cantina sem hora para sair e pedir uma jarra de vinho da casa, acompanhada de uma porção de presunto de parma e o melhor azeite da região! Ah.... aí você terá a certeza de que realmente está no paraíso.
Na praça central de San Gimignano está a melhor sorveteria do mundo! (eleita em 2008). O gelatto di cioccolato i fragole (sorvete de chocolate com morango) é dos deuses!
Mas toda a região é charmosa e tem suas próprias delícias. Se você tiver tempo, vale ficar uns 5 ou 7 dias passeando de carro por Siena, Firenze, Vinci.... sempre pelas estradas secundárias com suas curvinhas charmosas e vistas maravilhosas para os vinhedos.
A última dica: reserve pelo menos a última noite para jantar no Ristorante Bel Soggiorno (Via S.Giovanni, 91), em San Gimignano. Como o restaurante é muito concorrido, vale ligar (- Tel.+39 0577 940375) e reservar uma mesa na janela, de cara para o vale. A vista do por do sol é inesquecível!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Rio de Janeiro inaugurando o blog


Essa é a primeira vez que vou postar alguma dica sobre o Rio de Janeiro. Incrível! Tantos lugares charmosos para visitar na cidade maravilhosa e eu, uma quase carioca encantada com a cidade onde vive (apesar dos tiroteios e assaltos noticiados pelos 4 cantos do país), escondendo o jogo ..... Como assim ???

Vou começar falando de um dos lugares que mais amo nessa cidade: a Prainha. São 700 metros de praia em plena Mata Atlântica preservada!!! Um deslumbre! Vale chegar cedo pois há pouco lugar para estacionar o carro.

Depois de passar o dia inteiro nessa rotina de dar inveja de mar/areia/mate/biscoito Globo/sol/mar, vale esticar um pouquinho até a Pedra de Guaratiba e assistir o Por do Sol degustando uma maravilhosa caipirinha de tangerina do Restaurante do Bira. O pastel de siri é uma ótima pedida para belisquetes e, como prato principal, muquecas variadas são a especialidade da casa!
Para ir até o Bira, basta continuar seguindo a estrada da praia e, quando descer a serrinha, dobrar à esquerda. Em frente ao portão da Restinga da Marambaia - protegida pela Marinha - você deve subir uma ladeirinha à sua esquerda. É importante lembrar que o Bira não aceita cartão de crédito!!! Leve dinheiro, caso você não queira terminar o dia lavando pratos .....

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Festa do Peão de Bragança Paulista


Dia 17/04 começou a 44ª ExpoAgro e a 17ª Festa do Peão de Bragança!

Para quem está em São Paulo ou nas redondezas, é um super programa para curtir tanto durante o dia quanto à noite.

No sábado passado (dia do casal do momento: meus queridos primos Angelica e Pi) o show da Ivete Sangalo fechou a noite com chave de ouro e no sábado que vem, nada mais nada menos do que J Quest!!!!

É claro que os sertenejos estão presentes na festa: Cezar Menotti e Fabiano, Ferando e Sorocaba, dentre outros.

Quem quiser conferir o site do evento, basta acessar: http://www.expoagrobraganca.com.br/

Aproveitem!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Soteropolitano, bahiano de paz e amor


Salvador tem seus encantos com ou sem o som do timbau, da guitarra do trio e do violão de Caymmi ... Salvador é apaixonante! E é pra lá que eu vou curtir um dos diversos feriados prolongados desse ano!

O Hotel Catussaba é uma ótima opção para quem quer curtir uma praia tranquila (importante: praticamente nenhum hotel bom de Salvador fica próximo a uma praia frequentável!). O Catussaba fica afastado da cidade, mas vale investir no seu ambiente agradável, na massagem ao ar livre, na piscina em frente à praia e, claro, no seu delicioso mar com águas de temperatura agradável.

Para aquele almoço tranquilo de final de tarde, vale ir ao Restaurante da Dadá (na Av. Otávio Mangabeira, 940 na praia de Patamares). Abuse do maravilhoso buffet de comida bahiana e frutos do mar, mas reserve disposição para o negão da Dadá! A melhor sobremesa de chocolate que eu comi na minha vida!!!! Perfeito!

Te encontro em Salvador!

Estou de volta!

Mais uma vez estou de volta para as postagens no Blog !!!!!

Nesse meio tempo já fiz três roteiros e atualmente estou preparando mais dois. Com isso, não vai faltar assunto para o blog. Prometo !